quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vamos treinar, galera!!!

Em função da proximidade do GP São Paulo, eu venho aqui hoje para convidar a todos que pretendem participar do maior evento de MTG da América Latina de 2009, para treinos sérios que irão acontecer todas as tardes na Jaya.

Já temos vários jogadores que têm treinado diariamente na loja. Como treinar com seu deck para um torneio deste porte? Não basta jogar os FNM's e torneios de sábado na loja para achar que você está preparado para jogar o GP. É necessário treinar várias vezes com o seu deck, jogando o maior número de partidas possível contra os principais decks do formato.

Por exemplo, se você pretende jogar de Swans, é importante playtestar seu contra 5CC, Faeries, B/W Tokens, Boat Brew, B/G Elves, Bant Aggro e outros, de preferência todos com listas completas, algo em torneo de umas 50 partidas contra cada um deles, 25 com o deck principal (maindeck) e outras 25 usando o sideboard. É uma tarefa difícil e às vezes até entediante, mas muito importante, pois pode diferenciá-lo dos demais jogadores do GP.

Jogando tantas vezes contra o mesmo deck, você tem condições de verificar inicialmente a dificuldade que você terá para vencer o oponente, quais são as cartas chaves do deck adversário, o que fazer para pará-lo, quais são as melhores jogadas a fazer e como usar o seu sideboard, criando hábitos e imprimindo um melhor ritmo de jogo.

É através do playtest e das expectativas do field (ambiente) que o jogador vai encontrar no torneio, que ele torna-se capaz de fazer algumas alterações em sua lista que a tornam mais eficaz contra os oponentes, como por exemplo, pilotando um 5CC, o jogador opta por utilizar mais "mass removals" (removedores em massa) em função que o ambiente atual é muito aggro, repleto de criaturas.

Depois deste pequeno incentivo, vou reforçar o convite: "-Venham treinar na Jaya!" Temos gente que já está treinando quase todo dia. Salgados quentinhos saindo a toda hora e bebidas diversas pra você não precisar sair da loja pra nada e poder treinar à vontade. A loja abre às 14h.

Amanhã é dia de Torneio T2 (K16) iniciando às 15h e FNM às 19h.

No sábado, excepcionalmente, vou postar o artigo traduzido do Luis Scott-Vargas, falando da escolha de cartas e alguns detalhes do Cascade Swans.

Sejam sempre bem-vindos!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

GP Barcelona 2009

Desculpem a demora para trazer o post de hoje, mas eu estive muito atarefado pela manhã e somente agora consegui um tempo para escrever.

Como a grande maioria do pessoal que realmente curte ler sobre Magic já deve ter visto, neste final de semana rolou o GP Barcelona 2009 e quem levou não foi nenhum dos pro players que estamos acostumados a ver carregando os troféus e chques de premiação, mas sim, um prata da casa, Joel Calafell, pilotando um Cascade Swans, novo deck sensação do T2.

Mas o que eu trago pra vocês hoje é o que eu acho que talvez seja a parte mais interessante deste torneio, principalmente pensando no GP São Paulo que está por vir. Prestem atenção nestes dados:

Metagame Breakdown do Day 1 do GP Barcelona - 1495 players no total:

B/W Tokens - 18%
Jund Cascade - 9%
B/R Aggro - 8%
G/W Tokens - 6%
B/G Elves, 5CC, Turbo Fog - 5%
Cascade Swans - 4%
5CB, EsperLark, Faeries, Boat Brew e Mono U Mill - 3%
Other decks - 25%

Metagame Breakdown do Day 2 do GP Barcelona:

Black White Tokens - 46 (27%)
Cascade Swans - 15 (9%)
Green Black Elves - 13 (8%)
Boat Brew - 11 (6%)
Bant - 8 (5%)
Faeries - 8 (5%)
Jund Cascade - 7 (4%)
Kithkin - 7 (4%)
Green White Tokens - 7 (4%)
Black Red Aggro - 6 (4%)
5 CC - 6 (4%)
U/W Reveillark - 6 (4%)
5 CB – 5 (3%)
Zealous Kithkin – 4 (2%)
Sanity Grinding – 3 (2%)
Dark Bant – 3 (2%)
Turbo Fog – 2 (1%)
Sphinxes – 2 (1%)
Elf Combo – 2 (1%)
Doran – 2 (1%)
Planeswalkers – 1 (1%)
Mono Red Aggro – 1 (1%)
Esper Lark – 1 (1%)
Elementals – 1 (1%)
Naya Jund Cascade – 1 (1%)
Red Green Aggro – 1 (1%)
Blue Black Control – 1 (1%)
Quillspike – 1 (1%)

O que podemos observar facilmente destes dados é que o Cascade Swans e o B/W Tokens são os decks com o maior aproveitamento em termos de Day 2. Para comprovar o que os dados mostram, temos ainda 3 Cascade Swan e 3 B/W Tokens invictos no Day 1. Decks com os quais, precisamos obviamente saber como lidar para enfrentá-los em SP. Claro que o B/W Tokens é um deck que já vêm fazendo ótimos resultados há certo tempo e pelo que temos visto, não é um deck fácil de bater. Porém, analisando bem as listas do Cascade Swans, acredito que umas 02 Pithing Needles e alguns removedores de bichos (Terror, Path to Exile e WoG's, principalmente) maindeckados podem ajudar muito na missão de parar o combo. Outra coisa que dá pra perceber, principalmente analisando algumas matchs do PV e outros jogadores que usavam o Cascade Swans é que decks que ganham bastante vida acabam por dificultar sobremaneira o trabalho do Swans.

Depois de dois dias intensos de Magic profissional, o Top 8 ficou composto da seguinte maneira:

3 Cascade Swans
2 B/W Tokens
1 5 CC
1 Faeries
1 B/G Elves

Resumo:

Se vc puder, jogue com B/W Tokens ou Cascade Swans em SP. Se não puder, ao menos prepare-se para enfrentá-los várias vezes e pense em algo para tunnar seu deck, facilitando essas matchs e aumentando as suas chances de vitória.

Até o próximo post!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Informações Especiais sobre o GP São Paulo!!!

Hoje eu queria falar um pouco sobre o GP São Paulo 2009, que vai acontecer nos dias 12, 13 e 14 de Junho próximos. Esse é com certeza o maior evento ocorrido no Brasil nos últimos anos, daí a sua importância para a galera que curte jogar monstrinhos.

Primeiramente eu gostaria de dizer que existe um relato completo já postado no Blog Fact or Fiction - BR contendo muitas informações atualizadíssimas principalmente de alguns side events já confirmados pelo Fox (juiz já conhecido da maioria da galera). Segundo ele, a Devir fez uma parceria com a Magic Domain, empresa em que o Fox trabalha, para a realização dos side events, o que pra nós, Magic Players, só pode ser bom!

O que eu, particularmente, achei muito legal, é o Super FNM (T2) que vai rolar antes do GP. Vou dizer o porquê de ter me interessado tanto: a) o rating não vai contar pra byes no GP, pois só contarão os torneios que forem computados até quarta-feira, dia 10.06; b) segundo o Fox, todas as inscrições do side events serão bem acessíveis; c) a premiação nada mais é do que um set completo 4x de todas as premium cards de todos os FNM's até agora (valem aproximadamente R$ 1,5 mil); d) melhor oportunidade para testar seu decks e suas skills para o GP.

Além deste torneio, haverá muitos outros, em vários formatos e com premiações diferentes. Parece que estão fazendo de tudo para lotar o Clube Sírio de jogadores e acho q vão conseguir. Esses eventos são muito importantes, principalmente para aqueles jogadores que investem alto no seu hobby e acabam por ter um resultado pífio já no início no GP. O que o cara faz depois um 0-2 Drop? Volta pra casa? Nem a pau!!! Fica e joga todos os side events que puder!
Outra coisa legal, é que para os jogadores que não passarem para o Day 2 no GP, vai rolar ainda, no mesmo dia, o PTQ Austin 2009 (também T2), outra chance para quem levou fumo no GP conquistar alguma coisa.

Mudando de assunto, gostaria de dar algumas dicas para a viagem. A primeira delas é que é infinitamente melhor ir pra lá de carro, com, no máximo, mais 3 amigos, em função do conforto (5 caras em carro pequeno sux!). Segundo, porque de carro a viagem sai bem mais barata, cerca de R$ 35 por kbeça (ida e volta) se o carro for a álcool. Terceiro, achem um hotelzinho legal e descansem bastante, pois a maratona de jogos é grande e jogador muito quebrado não tem como raciocinar direito.

Mas as melhores dicas mesmo, foram dadas pelo Olivier Ruel em um artigo publicado pela Star City Games:

1) Sempre compre cartas antes de agir, pois às vezes você tem condições de fazer uma jogada mais favorável com as cartas que acabou de comprar;

2) Nunca conceda se vc ainda tem um draw antes do fim do jogo, esta carta pode salvá-lo ou protelar o joga por mais uns turnos. Às vezes, vc pode conseguir um empate vantajoso;

3) Nunca conceda um jogo não decisivo se vc tiver condições/tempo de terminar a partida;

4) Nunca jogue suas criaturas antes de atacar, a menos que seja extremamente necessário, pois isso evita a perda de criaturas importantes para a sua estratégia;

5) Fique sempre atento ao cemitério e ao número de cartas na mão do oponente, pois se o adversário tiver a possibilidade de passá-lo para trás num torneio importante, com certeza ele vai fazê-lo;

6) Tente, sempre que possível, prever as possíveis cartas na mão do seu oponente e tome nota doa dados que vc souber, como por exemplo, quando vc usa um Thoughtseize, sempre anote as cartas que ficaram na mão do oponente;

7) E por último, fique sempre atento às reações do adversário quando ele compra cartas.

Espero que tenham gostado! Até o próximo post!

Report do 1º Lugar no Regional de Floripa - by Maurício Pamplona

Vou fazer o report do Regional de Floripa em que consegui vaga pro Natz, que ocorreu no sábado passado, dia 16/05/09. Já era meu quarto regional esse ano, depois de resultados relativamente razoáveis/péssimos (4-2, 3-3, 3-2 drop). Eis que Alara Reborn surge e me deixa animado pra jogar de BW Tokens de novo, que eu já deixei reservado/emprestado do Gallego (ganhador da vaga de Joinville) com umas duas semanas de antecedência.

Seguindo alguns conselhos do João (meu conselheiro oficial nessa season de regionais), resolvi jogar com 26 lands e Puppeteer Clique + 4 WoG no side, e ignorando outros, resolvo tirar terror do main deck (vai acelerar o bodão??? se f***, eu tenho zealous persecution =D).

Segue abaixo a lista que eu usei no regional de Floripa:

Maindeck
3x Glorious Anthem
4x Bitterblossom
3x Ajani Goldmare
4x Spectral Procession
3x Path To Exile
3x Zealous Persecution
3x Cloudgoat Ranger
4x Kitchen Finks
3x Murderous Redcap
4x Tidehollow Sculler
4x Reflecting Pool
4x Fetid Heath
4x Caves of Koilos
3x Arcane Sanctum
3x Plains
1x Swamp
4x Windbrisk Heights
3x Mutavault

Sideboard
1x Elspeth, Knight-Errant
2x Terror
2x Puppeteer Clique
3x Burrenton
4x Wrath of God
2x Head Games
1x Zealous Persecution

Sexta-feira, friday na Jaya pra aquecer, faço 3-1 sendo a derrota um concede pro Jaum (mas eu ganhei do Boat Brew =D). Como combinado, o Fernando ("Professor") ia passar lá em casa pra pegar a gente, eu, Bonecão e Faca, então, enquanto o professor e o Faca resolvem dormir antes da viagem, eu e o Boneco fomos treinar um pouco, e eu descubro que o deck é infinitamente bom contra fadas (ou não).

Na ida pra Floripa, um ônibus muito louco aprontando altas confusões resolve estrelar um "Pânico na Estrada" e começa uma perseguição frenética (haha) ao nosso carro (a 140 km/h pqp!!!). E dá-lhe luz alta na kra do Fernando pra lá e pra cá, numa sequência de curvas o loko foi obrigado a diminuir o ritmo e a gente respira de novo. Sem mais enrolação, a gente chega lá, e logo começa o champs.

1ª rodada: vs BW Persist (sem Zealous Persecution)

Perco no dado, e ninguém faz nada nos dois primeiros turnos, mas ele resolve duas antífonas durante o game e fica difícil quando ele faz pintaria 0-1. Side out Sculler, side in Zealous Persecution e Wrath of God. No segundo game, resolvo uma Procession turno 3, e ele no próximo turno responde da mesma maneira, volto de Zealous Persecutions, e ninguém que toma um WoG + Mini Overrun sobrevive por muito tempo 1-1. Bitterblossom não deu as kras em nenhum dos lados nesses dois jogos. No terceiro game ele faz zero nos dois primeiros turnos, eu saio de blossom + spectral + ajani FTW 2-1. 1-0.

2ª rodada: vs RW Boat Breaw - Araeliz ("o cara do brinco de folha")

Perco no dado (de novo), dei keep numa mão lenta pensando "Ninguém com um brinco de folha pode fazer alguma coisa contra um BW" e tomei no c* 0-1. Segundo game, faço blossom turno 2 que toma um Purge, faço blossom turno 3, procession turno 4 e tomo cólera, volto de bodão e tomo cólera, e volto de bodão again. Resolvo duas antífonas, beat aggro, tomo path no bode mas quase mato o kra, que volta de COMANDO AUSTERO. Pqp, quem usa essa porra!!! Perdi 0-2. O kra ainda faz piadinhas com meu nome. Pqp, me sinto no direito de fazer piadinhas com o brinco dele agora. 1-1.

3ª rodada: vs BG Elfos.

Essas horas, tava meio desanimado, sem motivos pra cantar uma bela canção, mas pego um elfinho bye da alegria. Colosso nunca será problema com path main deck, eu ainda ganho no dado (aleluia!!!), primeiro game foi quase um massacre. Segundo game ele até bota uns bichos grandes(colosso/cloudtresher/elfo-champ-faz-lobo) mas nada q tokens + antífona + ajani não consiga demolir. 2-0. 2-1.

4ª rodada: vs BR Blightning.

Acostumado a jogar de BG, pego um Blightning e já penso que ganhei, mas foi aperto em todos os jogos. Ganho no dado, começo, não faço blossom, mas consigo sequência procession-antífona que praticamente garantem o game já que ele demora pra fazer fallout 1-0. Jogo dois, faço blossom, que fica fazendo chump blocks infinito até eu baixar procession, tomo um fallout, e morro na blossom 1-1. Game 3, faço procession + antífona com finks salvando minha life até ganha no beat. 2-1 na partida. 3-1 no geral.

5a rodada: vs GW Tokens - Soneca (com Dauntless Escort)

Tava com medo desse match, pensando que ia tomar overrun na orelha até não dar mais, mas os zealous persecution garantiram o controle do jogo. Ganho no dado, faço blossom turno 2, e o persecution cuida da procession e do hierarca nobre dele, deixando ele sem manas pra fazer o bode e o caminho livre praas minhas fadas da blossom 1-0. No game 2 eu controlo o game também, mas faço um ataque errado que deixa margem pra ele voltar de overrun e ganhar o game, e o maldito contou o overrun umas 10 vezes antes de mostrar que não tinha, na esperança de eu recolher antes. Soneca espertão =D. 2-0. 4-1 (tá bonito!)

6ª rodada: vs Cruel Control (versão Plumoveil+Barreira Maldita)

Tentei um ID, mas o kra não quis. Aí eu pensei: fodeu. Fodeu nada, deuses do magic mantiveram Scullers na minha mão sempre que eu precisei, no game um o kra ainda ficou sem WoG, aí é beat FTW 1-0. Game 2, side in na Elspeth e nos Head Games. Faço os dois contra o control, que ficou com zero chances e muitos vivids 2-0. 5-1 no final do suíço.

4 curitibanos no Top8 (Pig, Bonecão, Soneca e eu), e os outros 2 bateram na trave (Fernando e Faca).

Quartas-de-final: vs BRg Blightning - Medeiros (JVille)

Faço meu primeiro top na season de regionais, já tava feliz pra burro, e pego o Medeiros de Blightning com cascade e o bicho que joga onúmero de terras não-básicas na kra. Ele ainda tava com pressa pra saber se ia continuar ou não no top pq tinha um casamento pra ir, e me pede pra jogar rápido. Aí zua =D. No primeiro game já tomo warning pq esqueci de botar o token da blossom, e começo a ficar burro. No primeiro game eu resolvo blossom turno 2, procession turno 3, o Medeiros faz o elfo cascade e arranja um fallout que fode tudo. Faço antífona, e chump blocks nas fichas, e ele vai enchendo a mesa de bichos. Faço um finks, que dá um alívio momentâneo e ainda arrannca o Ram-gang no block. Faço bode, e, com 4 de vida, passo, e se ele comprar qualquer burn eu perco, ele não compra e eu ganho 1-0. Segundo game eu faço blossom turno 2 de novo, mas faço 2 finks, que seguram o jogo até eu fazer pump/beat 2-0.

Semi-final: vs RW Boat Brew - Araeliz ("o cara do brinco de folha") - de novo!

É hora da vingança! Já tinha sido punido pelo kra no suíço, mas agora eu tinha umas informações que com certeza ajudariam bastante a ganhar esse match. No game 1 faço blossom turno 2, que bota fichas até ativar o Windbrisk, enquanto ele faz zero. Beat aggro, game na certa 1-0. Quando eu conversei com ele no final do match no suíço, ele tinha falado que dava side out nas procession pq elas faziam zero contra o meu deck (da onde isso???), então eu dou side out nos zealous persecution e scullers e side in em terror, burrenton e elspeth. Depois ainda descobri que ele deu side out nos Siege-Gang também. O kra ainda me puniu um pouco com Reveilark + Fulminator Mage, mas eu volto de bode + ajani com uma antífona na mesa, controlo e ganho 2-0.

Final: vs Fadas - ID -> Aí é vaguinha pro Nacional!

Levanto e dou um pulo, o Fernando me segura e o Pig segura minha cueca. Fernando me solta e eu ganho um auto-chazão rrrrrrasga cueca. ID com o kra de fadas que ganhou do Boneco e levou a outra vaga (perdi 2 pontos nesse draw, devia ter jogado) e bora jantar e voltar pra Curitiba.

Finalmente durmo na volta, depois de uma virada de noite seguida de maratona de Magic. Mas valeu a pena!

Agradecimentos:

- Ao Gallego, que me emprestou o deck campeão abençoado.
- Ao Jaum, pelas dicas de última hora pra fazer o deck ficar inzicável (2 ou 3 mulligans em todo o torneio).
- À galera que foi pra Floripa (Fernando, Boneco, Faca, Pig e Soneca),pela torcida, e especialmente ao Soneca pelo jantar fodão depois do torneio.

Chute-no-saco:

- Do motorista doidão do ônibus perseguidor (me disseram que na volta o mesmo ônibus tava seguindo a gente de novo, mas nem vi =D).
- Da devir, que NUNCA ENVIARÁ a premiação.

Maurício Pamplona Segundo

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Decks Standard (T2) - Tier 2

Como eu havia prometido no último post, aqui estão as listas dos decks que eu considero Tier 2, nem tanto pelo potencial, pois todos tem chances reais de faturar alto, dependendo de um pouco de sorte nos emparelhamentos e é claro da habilidade do seu "piloto", mas por não terem o mesmo apelo no cenário atual do formato. Vamos às listas!


Faeries by Nuno Amorim (1st Lisboa Regionals, PRT)
B/R Aggro (versão sem Blightning) by Paulo Viola (2nd Lisboa Regionals, PRT)
Swans by Drew Dumanski (3rd Dallas Regionals, USA)
Jund Ramp by Stephan Hink (1st Minneapolis Regionals, USA)
EsperLark by Leandro Oliveira (1st Porto Regionals, PRT)
Doran Rock by David Castro (5th Mile High Regionals, USA)
Bant Aggro by James Dobbins (1st Heartland Regionals, USA)
WW (Kithkin) by Akihiko Shiota (2nd Tokyo Regionals, JAP)
U/B Mill (aguardo contribuições, pois até agora só encontrei listas de Mono U Mill)


Treinem bastante que o GP São Paulo está bem próximo. Amanhã, vai rolar um post especial sobre o GP e algumas dicas interessantes para quem pretende viajar. Até lá!

Novos decks T2

Com a chegada da nova edição, Alara Reborn, chegam pelo menos mais dois novos decks que, ao que tudo indica, também devem pintar nos tops dos principais torneios. São eles:


R/G Beats (R/G Aggro) by Jesse Grizzle (7th Dallas Regionals, USA) e

Turbo Fog by Koji Takanashi (1st Tokyo Regionals, JAP)


O R/G é um deck que estava ensaiando há algum tempo e tentando voltar aos tops, mas aparece mesmo só agora, com a presença certa e fundamental de Bloodbraid Elf, Jund Hackblade e Colossal Might, cartas que realmente podem desequilibrar uma partida pela facilidade de botar muita pressão no adversário e pela sinergia espantosa que possuem.


O Turbo Fog por sua vez me parece como um daqueles decks japoneses de última hora, que ninguém conhece e de repente, com techs inesperadas e mecânicas praticamente ignoradas pela maioria dos jogadores, acaba levando um torneio. Na verdade, não pode o Turbo Fog ser considerado como um deck a se bater, por ser pouco expressivo, mas sem dúvida, os bons jogadores precisam ao menos saber como ele funciona e como pará-lo, se for necessário.


Ficam aí as listas dos dois decks para análise e comentários. Até o próximo post!

Decks Standard (T2) - Tier 1

Na nossa opinião, estes são os decks que compõem o Tier 1 atual do Standard, ou seja, os decks com maiores chances de melhores colocações nos torneios que estão por vir:

G/W Tokens by Robert Beverly (1st PTQ Austin - Standish, USA)
B/W Persist by Matt Grandgeorge (1st Chicago Regionals, USA)
B/G Elves by Daniel Suydam (1st Houston Regionals, USA)
5 CB (Five Color Blood) by Patrick Chapin e outras variantes do 5 CC
Boat Brew by Henrique Abib (1st Bauru Regionals, BRA)

Na sexta-feira traremos listas dos decks Tier 2, incluindo EsperLark, Jund Ramp, Blightning (B/R) Aggro, Bant Aggro, Swans, WW (Kithkin), Doran Rock, Faeries, U/B Mill e os novos decks R/G Aggro e Turbo Fog, decks que ainda não são tão expressivos, mas também merecem atenção, pois têm estado presente nos tops dos grandes torneios.

Até lá!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Friday Night Magic

Todas as sextas-feiras são especiais na loja, porque temos sempre dois torneios, conforme descritos a seguir:


T2 Training (ideal para testar seu deck)
Início: 15h
Inscrições: R$ 2,00
Formato/Rel: Standard (T2)/K16
Premiação: 1 booster para cada 8 inscritos e cartas promocionais diversas distribuídas a critério da administração da loja.


FNM (Friday Night Magic)
Início: 19h
Inscrições: R$ 8,00
Formato/Rel: Standard (T2)/K8
Premiação: 1 booster para cada 2 inscritos e cartas promocionais próprias do FNM, sendo 1 para 1°/2° lugares e 2 para sorteio entre os participantes.


Veja a carta promocional do FNM para o mês de Maio/2009:


Participe você também!

Estréia do Blogg da Jaya Comics

A partir de hoje (19.05.09), entra no ar o Blogg da Jaya, que vai trazer bastante novidades e informações para os clientes da loja.

O blogg será atualizado às segundas, quartas e sextas ou sempre que houver a necessidade de fazer comunicados urgentes aos freqüentadores. Acompanhe o nosso blogg e fique atento as dicas e promoções especiais.

Aproveitando a inauguração do Blogg, a direção da loja gostaria de parabenizar os jogadores Luiz Gallego e Maurício Pamplona pelas vagas conquistadas para a disputa do Campeonato Nacional nos Classificatórios de Joinville/SC e Florianópolis/SC.

Amanhã serão publicadas as principais decklists do T2 atual, já com a inclusão de cartas da nova edição de MTG, Alara Reborn.

Sejam sempre bem-vindos. Um abraço a todos!

Jaya Comics